História

Esta associação é criada a partir de um grupo de amigos praticantes de ciclismo em bicicleta de todo o terreno designadamente BTT, que se juntaram com o objetivo de praticar e desenvolver esta vertente desportiva promovendo o ambiente, fauna e flora, as populações, os seus usos, costumes e sabores divulgando assim cenários naturais que o Concelho de Ansião pode proporcionar.

Esta modalidade começa em 1997 com um programa de desportos Naturais, um evento organizado pelo município de Ansião intitulado Ansibikers 

 

“Fim-de-semana Naturalmente Radical do Concelho de Ansião” que contemplava uma prova de BTT com bicicletas cedidas pela organização, estas provas tinha um percurso de 10 a 15 quilómetros sendo executado através de “Road-Book” comprovado por pontos de picagem ou localização fotográfica. Esta iniciativa realizou-se uma vez por ano até 2005, durante estes anos alguns foram adquirindo as suas próprias bicicletas e o grupo foi crescendo, até começar a organizar pequenos passeios particulares informais.

 

Uma das primeiros participações em eventos onde participaram elementos que depois iriam constituir os Ansibikers (Zé Mário, Zé Ramalho e Nuno Godinho) foi em Turquel em 1997, nessa altura vários elementos dos actuais Ansibikers eram guias dos passeios do INATEL realizados no Concelho de Ansião.

 

Em 1999 começa mais um incentivo do município “Jogos Desportivos do Concelho de Ansião” com o Torneio de Cicloturismo, este torneio divide-se por 6 provas organizadas pelas várias associações do concelho, sendo o critério de pontuação atribuído por numero de elementos participantes por equipa representante de cada associação. Só mais tarde, em 2004 entra a modalidade BTT, também com os mesmos moldes de pontuação. Estes jogos desportivos viriam a despontar uma necessidade de melhor organização por parte deste grupo de amigos.

Em 2006 com quase 20 praticantes, chegamos a chamar-nos "Ansikedas" onde com este nome participamos na mítica prova em Abiul, a 1ª Maratona BTT organizada pelo Correio de Pombal.

 

Neste ano surgia a hipótese de um nome, entre uma lista sugerida por cada um, sendo seleccionado por votação o nome Ansibikers (Ansi – Ansião e Bikers – ciclistas/bicicletas) com tudo, no bom caminho surgiu um logótipo, um blog na internet e um site, a criação de um equipamento desportivo com o incentivo de mais elementos e desenvolver esta modalidade desportiva, actualmente conta com cerca de 60 elementos entre sócios, praticantes e patrocinadores.

 

Em 2007 surge a 1ª edição Feira Radical de Ansião, evento que sucede ao “Fim-de-semana Naturalmente Radical” organizado pelo município e com a forte colaboração dos Ansibikers na realização do 1º Passeio BTT Nocturno e a 1ª Maratona BTT. Na 2ª edição em Junho de 2008 em protocolo com o município esteve responsável pela logística e organização das provas relacionadas com o BTT (Passeios e maratona).
Em 13 de Junho de 2008 foi fundada esta Associação, com todos os procedimentos legais apesar de este grupo participar, colaborar e organizar eventos de BTT e outras modalidades relacionadas com Desporto, Aventura e Lazer há já a alguns anos.

316_fe8487a0fe79478cabc6a4490eab9dcf.png
Sem_Título2.png
Sem_Título4.png
Sem_Título3.png
Sem_Título.png
Sem_Título5.png
Sem_Título6.png
Sem_Título8.png
Sem_Título7.png
Sem_Título9.png